Ações para Aumentar a Competitividade da Cadeia da Laranja no Brasil
ACTIONS TO IMPROVE THE BRAZILIAN ORANGE CHAIN COMPETITIVENESS
MARCOS FAVA NEVES , MARCOS SAWAYA JANK , FREDERICO FONSECA LOPES e VINICIUS GUSTAVO TROMBIN
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral estimar as perspectivas (futuras) para a cadeia citrícola brasileira. A partir da análise do cenário atual e das oportunidades e ameaças que afetam o setor, propõe-se ações para melhorar-lhe a competitividade. Em 2006, as produções de São Paulo (Brasil) e da Flórida (EUA) responderam por 90% de todo o suco de laranja produzido no mundo, sendo 60% produção brasileira e 30% produção americana. A participação do Brasil nas exportações mundiais de suco de laranja foi de 82%. Os furacões e tempestades tropicais que assolaram a Flórida em 2004 e 2005 reduziram em torno de 27% a sua produção de laranja. Além desse fato, que representa uma oportunidade para a produção brasileira, podem ser citados também avanços em acordos bilaterais e ações diplomáticas que visam reduzir tarifas e barreiras comerciais e fitossanitárias aos produtos brasileiros; inovação na distribuição para o varejo; exploração de novos canais de comercialização; ações comerciais e mercadológicas de divulgação; inovação de produtos e consumo crescente dos sucos prontos para beber. Conclui-se que a citricultura brasileira, nos próximos anos, deverá ser viável e rentável; no entanto, passará por ajustes importantes. São listados 40 pontos que compõem uma agenda de futuro para essa importante cadeia produtiva.
Palavras-chave
Abstract
This study analyzes the Brazilian citrus chain prospects. ilian citrus chain prospects. From the investigation of the current scenery and the opportunities and threats that affect the sector, this study considers actions to improve the Brazilian orange chain competitiveness. In 2006, São Paulo (Brazil) and Florida (USA) production was responsible for 90% of all the orange juice produced in the world. The Brazilian participation in the world-wide orange juice exportations was of 82%. The tropical hurricanes and storms that had devastated Florida in 2004 and 2005 reduced in approximately 27% its orange production. Despite such fact, which represents a chance for the Brazilian production, diplomatic advances in bilateral agreements and actions can also be cited as they aim to reduce tariffs and trade barriers to the Brazilian products; innovation in the distribution for the retail; exploration of new channels of commercialization; commercial law actions and marketing of spreading; innovation of products and increasing consumption of ready-to-drink juices. It is concluded that the Brazilian citrus chain in the next years will have to be viable and income-producing, however, will pass for important adjustments. A list of 40 points that compose an agenda of future for this important productive chain is shown.